Veneno para cochonilhas em orquideas

Tenho visto que muitas pessoas estão chegando ao site procurando solução para um problema que eu também tenho. Pulgão e Cochonilhas.
Então vou fazer 2 posts, um para cada problema. Hoje, cochonilhas.

Bom, estas pragas na verdade indicam desequilibrio no meio. Algo de errado está acontecendo.

Eu acho que o meu problema é quantidade de sol, que na verdade falta no lugar que escolhi.
Tenho boa claridade. Luz o tempo todo.
Mas luz solar batendo nas plantas propriamente, acho que durante uma hora, no final do dia.

Este é o motivo principal dos tocos, na tentativas de mudar algumas plantas para poder colocá-las no muro e mudanças possíveis. (O Cymbidio já esta em sol pleno, antes, ele estava junto das outras plantas, à meia sombra e parece que ele está gostando sim).

Bom, enquanto não temos o local ideal para nossas plantas, temos que tentar controlar os problemas da forma possível, mesmo que paleativa.

Cattleya

Cattleya

Minhas Cattleyas são as que mais sofrem com cochonilhas. Então costumo aplicar uma calda de fumo e sabão de coco 1x por semana.

Existem várias receitas desta calda, mas acabei descobrindo que este papo de pimenta e temperos variados não tem nenhuma função comprovada.
Baseiam-se na teoria de que “se a planta não tem, então o chá dela deve evitar”.
Pimenteiras não pegam cochonilha, plantas de fumo também não.
“Então deve ser bom….”.

Bem, mal eles não vão fazer para suas orquideas, mas não precisa colocar, pq o efeito que desejamos vamos conseguir com outras coisas mais simples….

Estes animaizinhos infernais respiram pela pele, são insetos.
Então, o charope que eu uso baseia-se nisto.

Vamos a receita?


Aproximadamente 2 litros de água (obrigado Luciana – Tinha esquecido).
1 pedaço de fumo de rolo (quanto mais forte, melhor) com aproximadamente 80g.
1 pedaço de Sabão de coco com aproximadamente 20g. (o que equivale ao tamanho de uma rolha)

Ferva o fumo de rolo por pelo menos 5 minutos. (isto matará o “virus do fumo”)
Desligue o fogo e ainda quente, adicione o sabão em pedaços pequenos (ralado) mechendo lentamente para não fazer espuma (só para não dar trabalho!!!)

Deixe esfriar e pronto. Coando, coloque em um borrifador e use-o conforme necessário.


Cochonilha

Conchonilha

Como assim? Isto pode funcionar? Explicando:
Se as cochonilhas respiram pela pele, quando você aplicar sobre elas a calda com sabão, ele quebrará a camada de gordura que existe em suas peles e que serve para afastar a água, e permitirá que a água entre. Assim, ele irá respirar a água e morrerá afogada!!!!!

E o fumo?
O fumo serve para repelir que novas conchonilhas venham para a planta.
Ele se fixará nas folhas dando à elas o cheiro do fumo (para os insetos, não para você), e evitará que eles retornem.

Mesmo assim, aplique inicialmente com uma frequência de 5 dias, pois os ovos delas eclodirão novamente em 5 dias e os novos animaizinhos continuaram com seu inferno astral.

Depois de algum tempo aplicando, você perceberá uma imensa diminuição das cochonilhas, e então passe a aplicar 1x por semana. Apenas para prevenir. No inverno, diminua mais ainda, mas se voltar, retome o ritimo de 3 em 3 dias.

Se o problema estiver muito percistente, troque a planta de lugar. O problema provavelmente é este.

Boa sorte na sua guerra particular!


Experiências pessoais
Uma Cattleya minha chegou a dar espalas para as flores sairem. 2 anos atrás.
Fiquei feliz. Pouco tempo (1 mês) depois, vi que as espalas tinham secado.
Fiquei triste.
Como ela fica em um local alto e de difícil acesso não verifiquei o que era, e acreditei que era desidratação ou falta de “vitaminas” no vaso.

Algum tempo atrás (2 meses) apareceram pontos brancos nas suas folhas.
Dai peguei minha escadinha, subi e vi que ela estava bastante atacada por conchonilhas.

Fiz a tal calda pela 1a vez e funcionou como se fosse uma mágica.
Ao aplicar a primeira vez, nada feito. mas em uma segunda aplicação minutos depois, as conchonilhas já caiam com a água. Ou seja, já estavam mortas!!! Ou seja… Funcionou da 1a vez.

Pouco tempo depois, outra Cattleya apareceu com cochonilhas… e funcionou da mesma forma.
Esta 2a Cat. está separada para que as conchonilhas não se espalhem, e está sendo tratada da forma acima.

Está funcionando.



Quem procura por venenos para pulgão, deve ler aqui.

Comments
10 Responses to “Veneno para cochonilhas em orquideas”
  1. Luciana disse:

    Devo pulverizar essa receita de pulgoes nas plantas contaminadas ou tb aproveito por em todas?

  2. tiago geraldin disse:

    então vou fazer isso nas minhas orquides,mais não tem perigo do sabão matar as orquideas, …
    tenho tambem outra pergunta :
    -eu estava reparando que nas orquideas de vasos estão cheio de formiguinhas ,pequenas , o que eu faço?

    obrigado

    • Jarod disse:

      Li em algum lugar que existe uma espécie de “acordo” entre formigas e as cochonilhas, de tal modo que as cochonilhas produzem uma substância que as formigas utilizam como alimento, por isso a formigas não as atacam

      • Carlos disse:

        Jarod. Isto se chama simbiose. O que as Cochonilhas produzem é um açucar, que faz com que as formigas as “cultivem” como se fossem fazendeiras em fazendas. Por isto, estas colonias de formigas são chamadas de fazendas ou “formigas fazendeiras”

  3. Marluce disse:

    Gostei da maneira simples da receita. Qual o melhor horario para aplicar?

    • Israel Domingos disse:

      os horarios ideias sao os que o sol esteja mais ameno ou seja, nao muito forte de preferencia no começo do dia ou final da tarde

  4. Crisriane disse:

    Muito obrigada pelas dicas e receita da calda de fumo, usei e foi tiro e queda. Um abraço Cristiane São Paulo.

  5. aline marques disse:

    E para as folhas que estão amarelando (amarela uma, até morrer, depois outra e assim sucessivamente com todas as folhas) algumas raízes estão desidratadas e outras bem úmidas, qual o remédio, qual a receita, já tenho ela a quase um ano no memso lugar com a memsa intensidade de luz? me ajude! Desde já grata! Abç

  6. Acabei de preparar a calda. Ficou bem concentrada, aí me surgir uma duvida …
    Devo diluir os 2 litros de calda em agua ?
    Obrigada.

Deixe um comentário

  • Voce ja viu que este blog agora esta inativo?

    Desculpe, tive que parar com o Blog por que minha

    vida esta passando por grandes mudanças e há

    coisas que eu preciso cuidar, antes de pensar neste

    blog novamente.


    Clique no logo (acima) e leia o texto completo,

    explicando os porquês.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 25 outros seguidores

