Passo a passo para se plantar uma orquidea

Já vimos aqui várias coisas básicas sobre orquideas.

Algumas pessoas me mandaram email pedindo um passo-a-passo de como plantar orquideas.
E infelizmente, não existe uma receita universal.

Por isto, comecei falando dos tipos de orquideas e de substratos variados.
Já falei também sobre algumas doenças possiveis.

Agora que vocês já devem ter lido alguns destes posts (e é bom ler para entender as diferenças) eu vou passar umas receitinhas de bolo, ok?

Primeiro, você deve conhecer sua planta.
Que planta é?

Isto é importante por que um epidendrum se planta completamente diferente de uma Cattleya, ou de uma Vanda, ou de uma Pleurothallys.

Cada uma é uma.

Então, pra simplificar vou começar pelas mais simples comuns:

Dendrobium e Oncidium/Miltonia

Dendrobium e Oncidium em um mesmo tronco.

Dendrobiuns e Oncidiuns são epifitas e preferem locais arejados com suas raizes limpas.
Gostam de se enrraizar em troncos, e requerem umidade frequênte, mas não constante. (molhar no mínimo de 2 em 2 dias).

A Dendrobium é uma plantinha “sem vergonha” , enrraiza rapidamente e raramente te dará problemas grandes (a não ser pulgão!).
A Oncidium é mais chata, sendo um pouco mais lento o enrraizamento, e exige que você a coloque mais próxima ao local novo. (bem grudadinha mesmo)

Prefira (sempre) fazer mudas após as floradas, quando suas raizes começam a brotar.

Os substratos ideais são tutores vivos (árvores), troncos rugozos, placas de xaxim (e similares) e quando em vasos – fibra de coco. Neste caso, prefiro vasos com poucos buracos.

Para que elas possam aderir ao substrato, amarre-a gentilmente (sem apertar a planta) na placa de xaxim e regue com frequência usando 10-0-0 (adubo baseado em nitrogênio).
Este adubo incentivará mais ainda o enrraizamento e facilitará o trabalho.

Se você fizer isto, não deverá ter dificuldades.

Vandaceas

As Vandaceas são: Vandas, Angraecum, Ascocenda e plantas afins.

Estas, mais facil impossivel.
Segure-a, mas não aperte-a.
Pronto. Acabou.

Sim, isto mesmo. Raizes aereas que não gostam de ficar apertadas, gostam de ter seu espaço e querem tomar luz.

Prefira “vasos” de madeira que tenham o máximo de buracos possível. Ou vasos que cheguem perto disto.

Vanda dentro de vaso.

Vanda dentro de vaso.

Molhe-as “lavando” a planta, molhando tudo, de cima a baixo. Coloque-as em meia sombra, sem vento.
Facil? Muito.

Bom, apersar de tudo isto, quando eu ganhei minha Vanda, ela estava dentro de um vaso, mantive-a.
No vaso não tem NADA, além dela. É um vaso redonto, alto, com todas as raizes dentro e só as folhas e flores de fora.
Desde que chegou em casa, quase não parou de dar flores também. Agora esta com uma aste com flores e uma aste nova com botões.
Então, apesar de a recomendação das Vandaceas ser aereas, a minha esta no vaso (tá, quase que aerea) e se dando bem.

Cattleyas

Cattleya no toco

Cattleya no toco

Cattleyas são faceis.
Gostam de mais umidade que as Dendrobiuns e mais sombra também. (alias, não toleram sol das 11:00 às 15:00)

Plante-as em vasos de coxim, ou vasos com buracos (aqueles famosos vasos de orquideas). (eu não gosto de coxim (coco em cubos), prefiro lascas de mandeira).

No vaso, coloque primeiro algumas pedras, depois uma camada fina de fibra de coco. (somente a fibra, parece uns cabelinhos).
Coloque a planta com suas costas encostrada “na parte de tras” do vaso. Assim, ela terá espaço para crescer. (a frente é onde saem os novos brotos).

Para finalizar, cubra novamente com fibra de coco e algumas pedras (para manter a planta no lugar).

Phalaenopsis

Phalaenopsis em vaso

Phalaenopsis em vaso


Quando você quiser mudar sua Phal. do vazinho que veio para outro, coloque lascas de madeira, pedras e carvão quebrado. Em cima, coloque algumas pedras só para dar estabilidade à planta.

Esta mistura deu muito certo para minhas Phal.
No fundo, mais pedras (contrapeso). Planta e complete os espaços com o restante da mistura.

Cubra suas raizes e deixe espaço de aproximadamente 3 dedos antes da primeira folha.

Quando em um tronco, repita o processo de enrrolar suas raizes em fibra de coco e amarre-a gentilmente, mas firmemente.


Bom, estas são as mais comuns.
Com o tempo, vou publicando os tipos mais raros e mais dificeis.

Comments
15 Responses to “Passo a passo para se plantar uma orquidea”
  1. Maristela Marques disse:

    Adoro tudo sobre orquideas,tem ideas bem interessantes,que ajudam que nao tem muita experiencia,,,,
    cuidar de orquideas nao é tao dificil,como pensava é bom ter sempre opiniao de quem entende.
    Bjusssss,,,

  2. rosane. ma disse:

    Ganhei um a muda de orquidea, ela estava em um sitio, em uma arvore, como cuida dela agora eu coloquei em uma placa de cocô, mais e preciso molhar? mande resposta por favor obrigada.

  3. Iara Lucia Marela disse:

    Olá, comecei uma pequena coleção de orquídeas, mas algumas não sei o nome, e outras não sei se os nomes estão certos. tenho 66 fotos de minhas orquídeas, as que já floriram. Tem muitas que ainda não deram flor. Gostaria de saber, como posso mandar as fotos de minhas meninas, e se os Srs. podem tentar nomear as orquídeas que não sei o nome. Adorei esta explanação sobre como plantar. Ontem descobri que formigas estavam de hospedando nas raizes de algumas orquídeas de vaso. Quase pirei, mas já resolvi. Vou repalntar as poucas bem direitinho.

    • mara disse:

      minha mae teve esse problema com formigas , ela conseguiu acabar com as formigas usando um litro de agua com uma colher de agua sanitaria , isso acabou com as formigas

  4. Erlândia Regina disse:

    Olá!! Estou muito interessada em entender melhor sobre orquídeas, então tenho pesquisado, acabei chegando até você, que aliás faz um belíssimo trabalho aqui. Ainda não sei definir muito bem os tipos, pelo que vi em foto e nas definições que vc coloca acredito que a minha orquídea é uma Vanda. Estou com problemas com ela, pois a haste que deu flores é bem grande e acabou saindo folhas nela, agora não sei o que fazer, onde cortar para replanter, no momento está sem flor. A haste tem três junções, as folhas novas sairam depois que cortamos um pouco acima da 3ª junção, porque parecia que a haste estava apodrecendo, como não sabia o que fazer, cortamos e algum tempo depois sairam as folhas, acho que é uma muda, mas não sei o que fazer, onde cortar e onde colocá-la depois. Pelo que percebi elas se bastam, é só por em um vaso que ela se mantêm com as raízes, ela está assim no nosso vaso. Se puder me ajudar, agradeço imensamente.

  5. lidia disse:

    ganhei mudas de orquidea acho que é de mata ,,,não sou a favor que tirem da mata mais pra não deixar morrer amarrei num tronco de arvore pois não tenho arv no quintal e amarrei com espuma pra manter umida ,,,agora não sei mais o que fazer não tenho o nome da planta mais é de mata tem as stes longa e folhas grossas ,,,,gostaria de saber o que fazer em seguida as raizes ja vieram meia que escuras não pretas ,,,,,se puder me ajudar por favor te agradeço

  6. josias disse:

    tenho fale e replantei mas melou quase todas oque eu faço me ajuda por favor

    • Carlos disse:

      Olá!
      Complicado explicar… Mas vou chutar e acho que vou acertar:
      Você NÃO esterelizou seus equipamentos né?
      Quando se faz transplante, existe uma chance MUITO grande de se infectar as plantas por platelmintos.

      O que fazer? Procure um Eng. Agrônomo.

  7. marina aparecida viegas disse:

    Adorei as dicas todas sâo muito importante, adoro plantas .e tambèm comer verduras .A orquidia è umas das minhas plantas preferidas mas que pena na minha cidade nâo a encontre muito è dificil arrumar mudas , aqui nâo tem floricultura e nem casas que vendem qualquer tipos de planta. Futuramente serei se Deus quiser um Técnico Em Meio Ambiente estou no meu terceiro Ano ,e cada vez mais que aprendo admiro a Natureza ,ela vai fazer sempre parti das nossa vida , temos que preservar esti mundâo maravilhoso que Deus nòs deu pra passar o bem ecòlogico para geraçôes em geraçôes ;;;se possivel gostaria de receber uma muda de orquidia em minha casa . que seja tudo legalizado em ordem .beijos e abraços . eu moro na cidade de Pingo DAgua desti que eu nasci a 27 anos sou casada tenho uma filha de 03 animhos desti cedo eu ensino a ela respeitar o espaço dos aminais e a Natureza a preservar.

    • Iara Lucia disse:

      Foi por causa desse blog que fizemos amizade. Acho que tem mais de um ano. Meu marido querido, cortou e furou vários troncos para eu plantar. amanhã vou recordas o que você me ensinou aqui.

  8. luis walders filho disse:

    boa tarde gostei muito das dicas me ajudou muito pois tenho varias orquideas em minha casa fiz um orquidario no fundo de casa so para orquideas se tiver mais dicas eu agradeço um abraço ate mais

  9. Olá Carlos…estamos afastados. Hoje, ao abrir minha caixa de mensagem, me deparei com seu blog. Fiquei toda contente acreditando que você havia voltado as atividades orquidófilas, mas, pelo jeito me enganei. Você deve ter postado ele sem querer…mas, sabe como é, sou sua amiga virtual. Não precisa ser formal…pode me mandar uma notinha vez ou outra, só para não perder o contato. Saiba que continuo rezando por você…monte de abraços…

  10. nilce da silva bento borges disse:

    todas imformaçoes otimas de grande importancia….obrigada

  11. Rosileia disse:

    Gostei das dicas!

  12. Boa tarde tenho orquídea estou tentando salva lá

Deixe um comentário

  • Voce ja viu que este blog agora esta inativo?

    Desculpe, tive que parar com o Blog por que minha

    vida esta passando por grandes mudanças e há

    coisas que eu preciso cuidar, antes de pensar neste

    blog novamente.


    Clique no logo (acima) e leia o texto completo,

    explicando os porquês.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

