Orquidea esta amarelando? O que fazer?

São várias as possíveis cores das folhas de uma orquidea.

Variam do “verde profundo” até um verde bem clarinho mais amarelado mesmo.

Então, se sua orquidea está amarelando, mantenha a calma e tente identificar o problema primeiro.

Cattleyas e Phalaenopsis costumam ter folhas verdes-escuro. Dendrobium e Cymbidium costuma ter a folha verde-clara.

Mas faz sentido. Quanto mais escura uma cor, mais luz ela está absorvendo. (você já sabia disto??).
Sendo assim, se já falei aqui que Cat. e Phal gostam de 1/2 luz pode ter certeza que elas seriam mais escuras mesmo, para absorver mais luz do que uma planta que está acostumada com mais sol.

Quando eu estava iniciando no assunto, errei com uma Phal. e deixei ela no sol por 1 dia. 1/2 dia até! Quando era por volta das 15:00, cheguei e ela já tinha enormes manchas pretas nas folhas (de queimadura).
Tirei ela do sol, coloquei na sobra e lamentei. Ainda hoje estou esperando novas folhas nascerem para que ela fique mais bonita!

Então, se sua orquidea está amarelando, podem haver VARIOS motivos.
Sempre eles virão acompanhados de outros sinais, e é com base nestes 2os sinais que vamos identificar o problema.

O temido: Está morrendo por problemas no solo

Lembre-se, orquidea não gosta de terra. Se ela está plantada em local errado, pode amarelar sim. Pense bem nisto. Veja como estão as raizes, se as folhas não estão desidratadas e se a drenagem do substrato está boa.
Muita umidade pode trazer bacterias, nemateomintos e fungos, entrando nas raizes a apodrencendo-as.

Raizes fracas > poucos nutrientes > planta amarelada!

Pouca água

Isto não vai amarelar sua orquidea, mas o contrario sim. Muita água vai – novamente – trazer invasores para as raizes e vai prejudicar sua planta

E mais! Se o substrato tem uma ótima drenagem, então mesmo que você regue demais não vai prejudicar a orquidea por invasores.

Mudança de ambiente

Por mudança de ambiente sua orquidea vai ter que se re-adaptar ao novo local(1). Assim sendo, folhas podem cair, sua cor mudar e passar por um periodo de dormencia mesmo!

1 – De local com pouca luz para local com muita luz e não ao contrario, e principalmente com Dendrobium.

Então, respeite sua planta.
Quando for mudar a planta, faça para local parecido, tentando manter a mesma direção de luz e quantidade da mesma.

Meu Cymbidio foi mudado de 1/2 luz para MUITA luz. Esta sofrendo, mas é uma experiencia. Então, tá valendo. Algumas folhas estão ficando queimadas, mas ele está realemente mais bonito do que estava (as folhas estão de pé e não caidinhas como anteriormente).

Falta de vitaminas.
Outra coisa que vai ser dificil acontecer.
Orquideas não precisam de muita vitamina a não ser que você esteja colocando ela em local muito diferente do que ela precisa.
Orquideas rupiculas vão precisar realmente de mais vitaminas do que outras, mas eu só uso farinha de osso + torta de mamona 1 vez a cada 6 meses. (quantidade varia de acordo com planta/vaso/substrato).

Se estiver amarelando e este for o caso, tome cuidado, pois ela estará ficando debilitada e muita vitamina de uma vez só seria como uma over-dose, prejudicando-a mais ainda.

Doenças variadas
Se estiverem aparecendo pontos amarelado, provavelmente é cochonilha (pontinhos brancos no centro dos pontos amarelos).
Se a folha inteira estiver ficando amarelada, e não o restante da planta, pode novamente ser a cochonilha, que pegou na base da folha.

Se a planta inteira amarelou, veja se as raizes não estão podres (umidade alta e afexões consequêntes).

E se tem pulgões, ela pode amarelar mas antes vai ficar desidratada e alaranjada. (nemateomintos trazidos pelos pulgões2)
Neste caso, trate primeiro os pulgões, depois os nemateomintos deverão ser combatidos com defensivos expecificos. Aconselho até procurar algum agronomo. Pois estes defensivos são toxicos e perigosos à saúde humana.

2 isto só acontece em casos extremos de pulgões ok?

Bom, estes são os casos que eu consegui pensar para gerar amarelamento. Se você não se encontrou dentro de um destes e está enfrentando o problema, deixe nos comentários suas duvidas que tentarei encontrar uma solução.

Comments
26 Responses to “Orquidea esta amarelando? O que fazer?”
  1. Nilza disse:

    Por favor me ajude, Ganhei uuma phalaenopsis com flores ha uns 4 anos, apos ter caido as flores, esqueci-a no sol por um dia, desde então ela foi minguando as folha foram amarelandos e secando e eu retirando-as. Ela se mantem sempre com 3 folhas pequeninas, que morre e nasce outra que quando esta nun tamanho maiorzinho começa a amarelar e secar, observo tambem quase nao tem raiz. O que fazer? Tem alguma vitamina ou adubo que eu possa usar para ajuda-la?

    • Kleston Magno disse:

      estou com um bem semelhante, o que devo fazer? Obrigado pela atenção.

    • flavio inocencio de araujo disse:

      Olá,eu já passei por isso também e resolvi o problema apenas colocando ela numa arvore, numa parte que não pegue sol diretamente mais com bastante claridade,fiz isso com as minhas e elas se recuperaram totalmente,criando novas raízes e folhas como também hastes florais.

  2. Amauri Antonio da Silva disse:

    As minhas orquideas estão plantadas num vaso de plastico com pedaços de xaxim e fibras de coco esmagadas não tem terra , mas tem pedaços de cascas de arvores bem duras e de dificil decomposição e elas ficam um pouco no sol apenas de manhã e ainda eu acrescentei um pouco de casca de ovo trituradas para conter a umidade

  3. Douglas Buzo disse:

    Eu tenho uma orquidea bambu e as folhas dela estao amarelando faz um
    mes.O que eu posso fazer para impedir que as folhas dela amarele e caia??
    obrigado pela atençao.

  4. luana disse:

    comprei uma orquidea com flor, as flores já acabaram troquei de vaso de pó de xaxim mas ela está toda murcha, está cada dia mais seca. (Acho que ela está desidratada) O que fazer? ela é catlleya.
    obrigado.

    • Carlos disse:

      Luana, como você colocou um email falso, fica difícil nos comunicarmos.
      Preciso de fotos para buscar dicas do que está acontecendo.

      Mas como não consegui contato contigo, vou arriscar o seguinte:

      Muitas pessoas anceiam por trocar suas plantas de vaso e podem acabar por prejudicá-las.
      Principalmente as Cattleyas.

      Então, antes de trocar de vaso, tem que ver se o novo vaso está limpo.
      Se voce colocou substrato suficiente, e melhor ainda: Não em excesso.

      Voce pode estar sufocando sua planta.
      Voce pode tê-la deixado sem água por causa de um substrato ruim.
      Voce pode tê-la deixado sem água por causa de muito substrato sem drenagem, e a água “escapa” por fora.
      Voce pode estar sendo atacada por fungos, virus e afins.
      .
      .
      .

      Tem tanta coisa que fica dificil!

  5. denise disse:

    preciso de ajuda por favor quem souber me ajuda, minha dendrobium estão ficando pintada, com umas pintinha marrão, o q, eu faço.obrigada

    • Carlos disse:

      Denise, eu te pedi fotos por email e não recebi até hoje! (2 meses já!).
      Vou te dizer (com 90% de certeza) que as manchas nas folhas das tuas dendrobiuns são normais.
      Dendrobiuns desenvolvem estas machinhas redondas e pequenas quando se queimam por sol, mas são extremamente resistentes a ele.
      Então, não se assuste… é normal!

  6. Fernanda disse:

    pulgao nao tem, talvez seja o modo de eu plantar porque tem fibra de coco e substrato de pinos sera que isso que esta afetando minha orquidea ?

    • Carlos disse:

      Ola F.
      Eu preciso das fotos! Me retorne pelo email que te mandei!
      Sem fotos, não tem como saber o que está havendo.
      Pode ser fungico, pode ser por falta de água, pode ser por virus, por TANTOS motivos que fica complicadissimo….
      Pode ser até POR SOL!!!

      Email ok?
      Abracos

  7. MICHELE OLIVEIRA disse:

    oi sera q alguém pode me ajudar:
    Tenho varias orquídeas bambu plantadas no muro, estava aparecendo manchas pretas nas folhas e o jardineiro disse q era fungos e aplicou sulfato de cobre, desde entâo, estâo amarelando e caindo as folhas, ja retirei todas as folhas amarelas p ver se melhorava , mas uma semana depois estavam amarelas de novo. sera q foi o sulfato de cobre? o q posso fazer para
    reverter este quadro?

  8. Selma disse:

    Tenho uma dendrobium compacta que estava dentro de casa. Como já faz tempo que não nascem flores, coloquei para fora, agora, num local que é bem iluminado mas bate muito pouco sol. As folhas estão ficando amareladas. Não mudei a forma de rega, e adubei com farinha de osso + torta de mamona faz mais de um mês. Pelo seu artigo, acredito que seja a mudança de ambiente. Obrigada pela dica! :)

  9. jaqueline disse:

    comprei uma orquidea já com flor , está em vaso de plastico está com as folhas amarelando e com sinais de mofo branco nas folhas, e as raíses estão aparecendo no fundo do vaso,devo mudar ela por isso? Obrigado se puder me responder.

  10. suelo disse:

    ola,preciso de ajuda minha dendrobium esta florada,mas esta aparecendo folhas amarelas mas sao algumas e eu removi.O que ha com ela pode por causa da floracao?pode me dar umas dicas?Obrigada.sueli/ !Rio de Janeiro

  11. Hitalo Braga disse:

    Tenho uma orquidea bambu plantada em vaso com terra própria para plantas ornamentais (Terral Flores) que comprei em um horto em minha cidade. Replantei no mesmo vaso, adicionei a terra própria, 3 colheres de sopa do 04-14-08 e fiz uma poda, mas mesmo assim as folhas continuam amareladas e não está dando flor… A planta pega sol até às 10h e fica na luz o dia inteiro. O que posso fazer para que ela fique bonita e dê flores?

  12. eliane disse:

    Ola, entao, comprei uma orquidea do tipo phalaenopsis, no mes de novembro, estava florida muito bonita, derrepente começou a amarelar uma folha e caiu, em seguida as flores comesaram a ficar com manchas preta, e as ultimas duas folhas cairam uma seguida da outra em poucos dias. Nao sei o que fazer, uma vez q ela esta dentro de casa, com razoavel iluminaçao, mas sem luz direta. Por favor me ajude.

  13. Alexandre disse:

    Olá, eu comprei 5 mudas de Orquidea Bambu, plantei em meu quintal já com o substrato que estava nela, faz uma semana e as folhas de baixo começaram a amarelar como se tivesse morrendo, outro detalhe é que meu cão faz muito xixi no local, isso pode ser um problema ? ou será que é apenas a mudança de local que está provocando isso ?

    Obrigado.

    Alexandre

  14. iza disse:

    olá amigos, minha orquidea bambu esta com manchas pretas nas folhas e suas folhas estão ficando amarelas, o que fazer???

  15. Fernanda disse:

    Olá, minhas orquideas de uns meses pra ca estao apresentando manchas amareladas nas folhas, e outras estao com buracos no meio das folhas q aparece do nada e q vao crescendo e matando a folha. nao sei oq pode ser isso, excesso de agua nao pode ser pois é dado 2 vezes por semana.. por favor me ajudem!!

  16. elizana disse:

    Minha orquidia vanda esta com as folhas amarelando e as raizes secando.

  17. Leoncade disse:

    Minha orquidea plhanopsis esta com as folhas amareladas e nao coloquei no sol serar que e cochilas

  18. Luís Gustavo disse:

    Comprei uma Cattleya florida e depois que as flores caíram começaram a aparecer manchas negras nas folhas que em seguida amarelavam e depois secavam totalmente e de forma muito rápida. O que pode ser? O que faço?

  19. Andressa disse:

    Olá. Ganhei uma phalaenopsis faz 1 ano e ela já floresceu 3 vezes se não me engano. Dessa última vez foram poucas flores e os brotinhos que apareceram não foram pra frente. Eu rego ela uma vez por semana e alguns dias atrás coloquei ela no sol o dia todo =\ achei que ela precisava e acho que matei ela! As folhas que estão embaixo estão amarelando e as pontas dos galhos também. Eu não tenho nenhuma árvore onde possa amarrá-la então ela fica no vazo original no meu quarto que tem uma luminosidade boa mas não tem sol direto. Ela estava linda e do nada ta toda tristinha. Tem algo que eu possa fazer? Obrigada!

  20. leo disse:

    Troquei minha orquidea de vaso eo Pendão esta.amarelando

  21. linda_solteirinha@hotmail.com disse:

    Olá, me chamo Leydiane, Sou de Campinas-SP. Comprei uma thyrsiflorum em exposição de orquídeas e ela estava com dois cachos de flores, porém seu caule está amarelando e algunas folhas também, e também há pontinhos pretos nas folhas, o que seria? seria fungos? Teria alguma solução caseira eficiente? Grata.

Deixe uma resposta

  • Voce ja viu que este blog agora esta inativo?

    Desculpe, tive que parar com o Blog por que minha

    vida esta passando por grandes mudanças e há

    coisas que eu preciso cuidar, antes de pensar neste

    blog novamente.


    Clique no logo (acima) e leia o texto completo,

    explicando os porquês.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

