Cores das folhas das orquideas

cores_folhas2Uma coisa que eu uso muito como referência para saber a saúde das minhas orquideas é bem básica. A cor das folhas.

Uma orquidea bem adaptada, no local certo, terá a cor certa nas folhas.

Muitas vezes, quando compramos nossas plantas em lojas comuns, escolhemos aquelas que estão mais “saudáveis” olhando suas folhas e escolhendo as mais escuras. Mas sei que muitos orquidários mudam as plantas de lugar pouco antes de enviá-las às lojas para que suas folhas escureçam. Assim, os clientes acabam sendo enganados com as cores das folhas e compram aquela planta por que acham que estão saudáveis, baseados na cor escura de suas folhas. (menos luz, mais clorofila, mais escuro – afinal, ela quer aproveitar o maximo possivel aquilo de luz que ela tem!)

Mas isto não é necessáriamente verdade. Orquideas são plantas para serem colocadas fora de casa, não na sala. Se você mora em um apartamento, prefira colocar suas orquideas na varanda e – se não tiver – próximas às janelas.

A coluna ao lado mostra uma escala de cores que eu tentei fazer como uma referência. Na primeira parte algumas que tendem normalmente ao amarelo, na segunda as outras que tendem ao verde. Baseia-se unicamente na minha experiência pessoal, e lembro a todos que não sou biologo /botânico /especializado. Sou apenas uma pessoa que gosta destas plantas e portanto a escla é unica e exclusivamente baseada em experiência própria e em minhas pesquisas.

E tem mais, sou daltônico também! Então já viu! Mas, pensando bem, se varia ali, varia aqui. Então acho que o daltonismo não vai atrapalhar neste caso.

Por último, não se esqueca que dentro dos vários gêneros, existem variações. Então uma Cattleya pode ser mais clara e mais escura, por isto estou indicando um intervalo.

Vamos lá?

Gênero Cor Gênero Cor Gênero Cor
Aerides 6-9 Aerangis 5-7 Arpophyllum 7-10
Ascocenda 4-7 Ascocentrum 4-7 Brassavola 7-9
Bifrenaria 7-10 Brassia 7-10 Cattleya 8-12
Cochleanthes 4-7 Colmanara 1 5-8 Catasetum 2-5
Dendrobium 1 3-6 Encyclia 2-4 Epidendrum 6-10
Gomesa 7-11 Ionopsis 6-9* Laelia 5-9
Laeliocattleya 7-11 Ludisia 12* Miltonia 1 0-6
Oncidium 1 1-6 Paphiopedilum 4-8 Pleurothallis 5-7
Rodriguezia 6-10 Sophronitis 8-10 Stelis 7-9
Vanda 6-8 Zygopetalum 6-9

* Incluem bastante vermelho/roxo em suas folhas
1 – São as que tendem ao amarelo – coluna 1 da imagem.


Coloquei aqui somente as mais conhecidas e reparem que eu não coloquei aqui os hibridos (Execção da Laeliocattleya). Mas isto foi de propósito. Primeiro que se eu colocar alguma orquidea que eu não conheço vou ter que ficar chutando.. e não quero isto. Segundo que não precisa colocar os hibridos. Eles terão as necessidades e as folhas da cor da especie predominante. Fácil.

A Laeliocattleya foi a unica como exemplo. Repare que a cor das folhas dela está entre a media da Laelias e das Cattleyas.

Lembrando mais uma vez que a cor da folha da planta tem a ver, diretamente, com o lugar onde ela está. Sendo assim, se não estiver bem, mude-a de lugar primeiro. Depois vamos pensar em vitaminas, substrato e afins. Ok? Boa sorte!

Comments
One Response to “Cores das folhas das orquideas”
  1. Mari Lima disse:

    Oi! Tudo bem? è bom saber que tuas orquideas sofrem como as minhas e tambe
    ém amarelam de vez enquando. Mas entre erros e acertos tenho contado com ajuda do Oquidário Ostteto, do Bela Vista e do prof. de física louco pelas orquideas. Tenho um livro muito bom escrito por ele . Aprosito eu também gosto das minis e tenho algumas. Abraços Mari

Deixe um comentário

  • Voce ja viu que este blog agora esta inativo?

    Desculpe, tive que parar com o Blog por que minha

    vida esta passando por grandes mudanças e há

    coisas que eu preciso cuidar, antes de pensar neste

    blog novamente.


    Clique no logo (acima) e leia o texto completo,

    explicando os porquês.
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

