Fibra de Coco – Amor e Ódio.

Tava vendo em um site (esqueci qual) que a pessoa odeia placas de fibra de coco, e nunca mais vai usar.

Eu chego a ter algumas estocadas!
Gosto mesmo!

Mas tem que pensar o que pode estar acontecendo de diferença entre o meu amor e o ódio dos outros.
As placas de coco têm que ter qualidade, não podem ficar descascando/quebrando/descamando.

Outro dia fui comprar um “palito” de fibra de coco e vi que ele estava abrindo em camadas. Desisti na hora, pois se a orquidea começar a enrraizar nele e ele começar a abrir, pode quebrar as raizes da planta, pode dar problemas.
Outro problema pode ser a falta de qualidade do coco, sujeiras e poeiras. Isto vai sufocar as raizes e prejudicar as plantas.

Minhas oncidium vão tão bem neste tipo de substrato que dá até trabalho, de tanta muda que elas soltam.

Então, se for plantar suas orquideas em fibra de coco (placas e palitos) tenha o cuidade de observar:

  • Limpeza do material
  • Consistência
  • Durabilidade
  • Existe outro uso das fibras de coco que são os “aglomerados”, que são a casca de coco cortadas em pedaços pequenos, próximo a cubos de 1cm.

    Estas eu já não gosto muito.
    Absorvem muita água e apodrecem rápido (dentro de 1 ano).

    Tem que usar, pois não achei substituto rasoavel, mas misturo muito eles com cacos de ceramica e um pouco de sphagno e carvão (o melhor substituto?). Mas os aglomerados de coco são menos de 20% desta mistura.

    Por fim, o coco desfibrado, que é como se fosse apenas a fibra do coco, sem mais nada.
    Este eu gosto, MUITO.

    Uso sempre para colocar minhas epifitas no lugar, uso para colocar em fundo de vaso, uso para tudo.
    Eles são limpos, não guardam umidade alguma e cumprem o papel de proteger as raizes.

    Então, existe função boa e ruim para o coco, mas tem que usar com cuidado.

    Comments
    One Response to “Fibra de Coco – Amor e Ódio.”
    1. everton disse:

      eu faço meu próprio “palito” de fibra de coco, dá trabalho mas é economico. pego cocos verdes do pessoal que vende coco verde, corto no meio, passo com o carro em cima para macetar, tiro a casca verde e deixo secar, depois de seco pego a fibra e de maneira escamiforme eu encapo ripas de madeira, deixo ao tempo e molho todos os dias para tirar o exesso de tanino. depois é só fixar a planta. tenho fotos caso queira ver como fica

    Deixe uma resposta

    • Voce ja viu que este blog agora esta inativo?

      Desculpe, tive que parar com o Blog por que minha

      vida esta passando por grandes mudanças e há

      coisas que eu preciso cuidar, antes de pensar neste

      blog novamente.


      Clique no logo (acima) e leia o texto completo,

      explicando os porquês.
    Seguir

    Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

